Em busca de uma maior popularização do esporte na cidade de São Bento do Sapucaí (interior de São Paulo) e região, e por presenciar dificuldades para quem não tem fácil acesso ao círculo da escalada nesta região, em 2013, Marcos Massukado, André Berezoski e Nivea Novaes, três amigos apaixonados por escalada e montanhismo, se juntaram e criaram o BBloc Escalada em Boulder, um ginásio indoor para a prática de escalada em “Boulder”, formando uma ponte entre o entusiasta da escalada e os profissionais do ramo.
Os fundadores Marcos Massukado, montanhista que pratica a escalada há mais de 20 anos; André Berezoski, tetracampeão brasileiro de escalada e foi analista técnico da seleção brasileira de escalada esportiva; e Nivea Novaes, escaladora, viram um grande potencial na cidade de São Bento do Sapucaí, e através do BBloc ofereceram aos sambentistas e público em geral a oportunidade de aprenderem e praticar a escalada, e também incentivar e promover a inclusão esportiva e social para crianças e jovens por meio de um projeto, já que moram em uma das melhores cidades para a prática do esporte. No início, o BBloc convidou o Centro Promocional Comunitário Ceprocom (entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de São Bento do Sapucaí – SP), para fazer parte do projeto-piloto, onde uma vez por mês cerca de 70 crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais e até mesmo cadeirantes pudessem escalar gratuitamente (para os cadeirantes foi desenvolvido uma outra metodologia de inclusão). A ação obteve uma excelente aceitação não só pelos alunos, mas também pela população, e para a Associação Escalar (vide estatuto no site) trouxe uma satisfação sem precedentes e a certeza de um caminho a ser expandido. Essa parceria já dura quase 10 anos.
Com o objetivo de apoiar um maior número de crianças e jovens em sua formação para a vida, em 2018, Marcos Massukado convidou seu amigo Olivio Mori para dar continuidade ao projeto social e assumir como Diretor da Associação Escalar, com o objetivo de apoiar o BBloc na ampliação de seu trabalho social. A Associação Escalar e o BBloc (que atualmente é um clube de escalada somente para sócios), além de apresentarem a escalada a uma parcela da população, percebem e entendem que através do esporte podem-se abrir portas para que futuramente o praticante possa ter opções de profissões aliadas ao esporte, como a atividade de turismo de aventura, instrutor de escalada, podendo se tornar um profissional qualificado nesse ramo de aventura. Acreditando no potencial de sua comunidade e na formação de grandes campeões e profissionais da área, trazem benefícios para a cidade e população, em um local para os jovens se envolverem em atividades benéficas para a saúde e investir bem o seu tempo em práticas saudáveis. Além da prática da escalada, para este ano de 2023, iremos reforçar o tema sobre sustentabilidade, permitindo que as crianças e jovens, participem com discussões num sentindo mais amplo, sobre o uso correto da água, reciclagem, natureza onde moram, etc.
Hoje, o BBloc, através da Associação Escalar, alcança dezenas de crianças e jovens para a prática da escalada em São Bento.
Desde 2019