As pessoas por trás da Associação Escalar

Quem Somos

André Berezoski

Preparador Técnico e Mentor do Projeto

Nascido em Apucarana, Paraná, é escalador há 26 anos, sendo Tetracampeão Brasileiro, Vice no Open Sul-americano e foi analista técnico da seleção brasileira de escalada esportiva. Desde 2009 mora em São Bento do Sapucaí e junto com Nivea Novaes e Marcos Massukado idealizou o BBloc. É professor, instrutor e “route setter “ (responsável pela montagem do Boulder) do BBloc.

Nivea Novaes

Coordenação Geral e Mentora do Projeto

Faz parte da criação e idealização do BBloc, também escaladora e apaixonada por montanhismo. É responsável pela administração, comunicação, administração financeira e atendimento ao cliente.

Marcos Massukado

Presidente

Atua há mais de 20 anos no mercado financeiro e no tempo livre se dedica a prática da escalada em Rocha. Idealizou, junto com o André “Bele” Berezoski e Nivea Novaes em 2013, o BBloc para promover o esporte.

Olívio Mori

Diretor Geral

Atuou por 39 anos como Diretor do BankBoston e do Banco Itaú-Unibanco, como executivo responsável por Corporate e Middle Market em todo o Brasil. Também trabalhou como Diretor Executivo no Banco Original, onde liderou e reestruturou as áreas comercias do Corporate, Agronegócio e o Banco de Investimento. Também pratica esportes tais como, bicicleta e longas caminhadas. Com alguma experiência em ações sócias, encontrou no BBloc a oportunidade de focar num trabalho social voltado a promover a inclusão esportiva e social para crianças e adolescentes.

DIRETORIA E CONSELHO

Carlos José Coelho

Diretor Administrativo

Contador, sócio e fundador do escritório contábil Hvg Contabilidade, atuante na área desde 2000, com principal foco em pequenas e médias empresas com segmento industrial, comercial e serviços. Advogado atuante desde 2017 nas áreas Trabalhista, Criminal e Cível.

Nelson Novaes

Conselho Consultivo

Sócio e CTO do C6 Bank. Também é pesquisador do MIT. Engenheiro, pós-graduado em Infosec pela USP, MBA pela FGV e mestre em Exp. Psicologia pela PUC/SP. Ampla experiência na indústria da Internet, desenvolvimento de produtos, segurança e pesquisa em Internet. Possui também várias certificações internacionais. Foi Superintendente da Holding Itaú Unibanco S.A. e CSO do Grupo UOL. É membro do Conselho de Administração do PCI-DSS e do (ISC)2 para a América Latina. Ele também é um ciclista e alpinista apaixonado que alcançou o maior cume das Américas, Europa, África e Alpes.

Ildo da Costa Tavares Junior

Conselho Consultivo

Formado em Economia pela PUC-SP, com MBA Executivo em Finanças – IBMEC-SP, Planejador Financeiro pela Planejar e formação em Coaching Executive pela Sociedade Brasileira de Coaching. Experiência de mais de 40 anos no mercado financeiro, sendo nos últimos 15 anos como Superintendente Comercial no segmento PJ, sponsor do projeto de expansão comercial no Brasil e na formação e gestão de equipes de alta performance. Experiência consolidada em grandes instituições: Itaú, Bank of America (Bank Boston) e Santander (Banco Noroeste). Docente do INFI em Treinamentos como Liderança, Gestão de Equipes Comerciais e Vendas Consultivas. Atual CSO da Connekt Tecnologia e Soluções para Recursos Humanos Ltda, Plataforma digital especializada no Recrutamento, Seleção e Atração de candidatos, sócio responsável pela área de clientes.

Guilherme Mori

Conselho Consultivo

Administrador de Empresas pela FGV-EAESP, tem vasta experiência no mundo de tecnologia servindo como ponte entre desenvolvimento, produto e negócio. Co-fundador e ex-CTO do Keeper, fintech de arrecadação financeiro para eventos de formatura. Foi responsável pela construção do time de tecnologia da Vitat, spinoff de saúde do Grupo RaiaDrogasil. Atualmente é CTO da Awto, startup de mobilidade.

Alexandre Cymbalista

Conselho Consultivo

Sócio e CEO da Latitudes – Viagens de Conhecimento, é administrador de empresas pela Universidade de São Paulo, com especialização em marketing pela UC Berkeley e MBA Internacional pelo programa OneMBA oferecido pela EAESP-FGV junto com 4 outras universidades internacionais. É alpinista desde os 13 anos, apaixonado por todas as vertentes de escalada, seja alta montanha, rocha ou ginásios.

Nossa Missão

Promover e incentivar atividade inclusiva, segura e a escalada como uma sustentável, proporcionando oportunidades de aprendizado, desenvolvimento pessoal, social e preservação do meio ambiente.

Nossa História

Em busca de uma maior popularização do esporte na cidade de São Bento do Sapucaí (interior de São Paulo) e região, e por presenciar dificuldades para quem não tem fácil acesso ao círculo da escalada nesta região, em 2013, Marcos Massukado, André Berezoski e Nivea Novaes, três amigos apaixonados por escalada e montanhismo, se juntaram e criaram o BBloc Escalada em Boulder, um ginásio indoor para a prática de escalada em “Boulder”, formando uma ponte entre o entusiasta da escalada e os profissionais do ramo.

 

Os fundadores Marcos Massukado, montanhista que pratica a escalada há mais de 20 anos; André Berezoski, tetracampeão brasileiro de escalada e foi analista técnico da seleção brasileira de escalada esportiva; e Nivea Novaes, escaladora, viram um grande potencial na cidade de São Bento do Sapucaí, e através do BBloc ofereceram aos sambentistas e público em geral a oportunidade de aprenderem e praticar a escalada, e também incentivar e promover a inclusão esportiva e social para crianças e jovens por meio de um projeto, já que moram em uma das melhores cidades para a prática do esporte. No início, o BBloc convidou o Centro Promocional Comunitário Ceprocom (entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de São Bento do Sapucaí – SP), para fazer parte do projeto-piloto, onde uma vez por mês cerca de 70 crianças, adolescentes, portadores de necessidades especiais e até mesmo cadeirantes pudessem escalar gratuitamente (para os cadeirantes foi desenvolvido uma outra metodologia de inclusão). A ação obteve uma excelente aceitação não só pelos alunos, mas também pela população, e para a Associação Escalar (vide estatuto no site) trouxe uma satisfação sem precedentes e a certeza de um caminho a ser expandido. Essa parceria já dura quase 10 anos.

 

Com o objetivo de apoiar um maior número de crianças e jovens em sua formação para a vida, em 2018, Marcos Massukado convidou seu amigo Olivio Mori para dar continuidade ao projeto social e assumir como Diretor da Associação Escalar, com o objetivo de apoiar o BBloc na ampliação de seu trabalho social. A Associação Escalar e o BBloc (que atualmente é um clube de escalada somente para sócios), além de apresentarem a escalada a uma parcela da população, percebem e entendem que através do esporte podem-se abrir portas para que futuramente o praticante possa ter opções de profissões aliadas ao esporte, como a atividade de turismo de aventura, instrutor de escalada, podendo se tornar um profissional qualificado nesse ramo de aventura. Acreditando no potencial de sua comunidade e na formação de grandes campeões e profissionais da área, trazem benefícios para a cidade e população, em um local para os jovens se envolverem em atividades benéficas para a saúde e investir bem o seu tempo em práticas saudáveis. Além da prática da escalada, para este ano de 2023, iremos reforçar o tema sobre sustentabilidade, permitindo que as crianças e jovens, participem com discussões num sentindo mais amplo, sobre o uso correto da água, reciclagem, natureza onde moram, etc.

 

Hoje, o BBloc, através da Associação Escalar, alcança dezenas de crianças e jovens para a prática da escalada em São Bento.

Associação Escalar

Desde 2019